Terça, 26 de Outubro de 2021 01:25
71 981161066
Política Premiação

Trófeu Nossa História – Rumo aos 60 anos é lançado em Lauro de Freitas

O vereador Edivaldo Palhaço e a prefeita Moema Gramacho fizeram o ato de entrega

02/08/2021 13h08
91
Por: Redação
Foto: Lucas Lins
Foto: Lucas Lins

Com o objetivo de celebrar os 60 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, que ocorrerá em 2022, o vereador e movimentador cultural, Edivaldo Palhaço (Cidadania) e uma comissão de artistas locais lançaram, no último sábado (31), o Prêmio Nossa História – Rumo aos 60 anos.  A honraria é destinada a todos e todas, que de alguma forma, contribuíram para o engrandecimento e preservação da memória do município.

O primeiro escolhido foi o professor e historiador Gildásio Freitas, que recebeu o troféu das mãos da prefeita Moema Gramacho e o vereador Edivaldo Palhaço. O ato aconteceu em frente à Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, no dia que a cidade completou 59 anos de emancipação. “Preservar a nossa história é garantir que as gerações futuras tenham o conhecimento deste legado. Para nós, esse reconhecimento é muito importante para os grandes nomes desta terra. Estou muito grato pela ação”, pontuou Edivaldo.

Uma das pessoas mais empolgadas e entusiasmadas com a premiação foi à prefeita, que parabenizou e apoiou o merecido reconhecimento às pessoas que de fato contribuíram para a história de Lauro de Freitas.  “Professor Gildásio está de parabéns, por acompanhar e conhecer a fundo o nosso munícipio”, enfatizou Moema.

O trófeu foi produzido pelo artista plástico Marcelo, morador de Vida Nova. O material utilizado foi aço inox e foi inspirado nos quatro rios e demais afluentes, que cortam a cidade, representados por quatro faixas metálicas. A primeira é Rio Ipitanga, nome dado pelos índios, significando “rio de águas vermelhas”, quem vem, desde Simões Filho, até desaguar em Buraquinho. A segunda, o Rio Joanes, que corta oito municípios, cortando o centro da cidade e chegando à sua foz, em Buraquinho, cobrindo um percurso de 75 km. A terceira representa o Rio Sapato, que delineia toda a orla do município, vinda da Praia do Flamengo e percorrendo Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. A quarta e última faixa, representa os demais rios, de menor dimensão, mas não menos importantes, deixando suas marcas ao longo de seus cursos.

Foto: James Andrade

Participaram do ato os artistas Tobé Veloso, Edilson Oliveira, Mauricio Dancer, Artêmio da Luz, Sophia Lima Silva, Pery Rudá, Flau Fontenelle, além do professor e ex-vereador, Paulo Aquino, o coach em projetos culturais, Lima e o líder comunitário, Bilika Castelo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias