Quarta, 19 de Janeiro de 2022 07:26
71 981161066
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Observatório Nacional da Mulher discute participação feminina na política

Relator argumentou que o regulamento das competições já define regras para realização de jogos fora da praça dos times mandantes

26/08/2021 16h40
11
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Mulheres ocupam 15% das vagas na Câmara e 12% no Senado - (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)
Mulheres ocupam 15% das vagas na Câmara e 12% no Senado - (Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)

O Observatório Nacional da Mulher na Política, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, promove nesta sexta-feira (27), a partir das 15 horas, debate sobre a reforma política e a representatividade das mulheres.

O observatório foi lançado em junho e pretende monitorar e centralizar estudos, pesquisas e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal.

Em julho, o Brasil ocupava a 140ª posição no que se refere à participação política de mulheres, em ranking que contempla 192 países pesquisados pela União Interparlamentar. O País está atrás de todas as nações da América Latina, com exceção do Paraguai e do Haiti.

No Brasil, a Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres e o Senado Federal ,12%. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita nas eleições de 2020.

Foram convidadas para esse primeiro debate:
- a cientista política e professora dos cursos de Ciência Política, Relações Internacionais e Gestão de Partidos Políticos do Centro Universitário Internacional (Uninter), do Paraná, Karolina Roeder;
- a cientista política Teresa Sacchet. Ela coordena pesquisas sobre financiamento eleitoral, partidos políticos, gênero e raça/etnia;
- a advogada do Instituto Alziras Roberta Eugênio.

O debate poderá ser acompanhado pelo canal da Secretaria da Mulher no YouTube.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias