Terça, 26 de Outubro de 2021 02:19
71 981161066
Saúde Saúde

Deputada Edna Macedo realiza audiência pública de combate ao HPV

Parlamentar integra a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo e tem o assunto como uma de suas principais pautas

27/08/2021 20h30
14
Por: Redação Fonte: R7

A deputada Edna Macedo (Republicanos) participou de audiência pública nesta quinta (26) e sexta-feira (27) com o tema “Semana de conscientização do HPV: Construindo políticas públicas no combate ao vírus”. 

A deputada integra a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo e tem o assunto como uma de suas principais pautas. O engajamento da parlamentar é ainda maior na área de saúde da mulher. "Há anos que venho lutando pelas mulheres, para que possam realizar os seus exames."

O evento, realizado e transmitido de maneira remota pelo canal no YouTube da TV Alesp e pelas redes sociais da deputada, contou com a presença de especialistas da área. Foram debatidos meios de levar conscientização da doença à população, formas efetivas de prevenção e a importância do dignóstico e do tratamento precoces. 

Vale ressaltar que o tema ainda é tratado como tabu, já que uma das formas de transmissão ocorre por meio de relações sexuais, o que dificulta sua prevenção. Outras formas de infecção são por contato direto com a pele ou mucosa infectada e na hora do parto.

Outro aspecto que interfere no diagnóstico e tratamento é que o HPV não costuma apresentar sintomas, levando o infectado a conviver com a doença, até que se manifeste - geralmente quando o sistema imunológico fica enfraquecido.

O HPV pode causar câncer de colo de útero, câncer do ânus, câncer de pênis, câncer de vulva e câncer vaginal, sendo os tipos 16 e 18 responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero, quarta doença cancerígena que mais atinge mulheres no mundo.

Hoje o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece de forma gratuita a vacina contra o HPV para os seguintes meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, mulheres imunossuprimidas de 9 a 45 anos e homens imunossuprimidos de 9 a 26 anos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias